" A função de um pesquisador de marketing deve incluir aptidões de consultor, proficiência técnica e gerenciamento sólido.Seu maior objetivo é proporcionar informações capazes de identificar problemas e soluções de marketing de maneira a permitir que se efetuem as ações adequadas" Ron Tatham.

terça-feira, 31 de março de 2009

A pesquisa de marketing é um investimento ou uma despesa?

A velocidade com que as informações nos são chegadas, principalmente no mundo dos negócios, faz com que o uso inteligente e criterioso da Pesquisa de marketing seja fundamental para manter o ritmo do crescimento.
Os profissionais do mercado atual enfrentam desafios nunca antes imaginados fazendo com que cada vez mais se procure conhecer a importância da informação, do conhecimento e do aprendizado nas estratégias de negócios e de que maneira a pesquisa de Marketing colabora neste contexto.
Com a volatilidade das informações, uma realidade instável do mercado e as rápidas mudanças de todo esse contexto, as empresas precisam rever sua maneira de pensar e agir, e a informação passa a ter papel fundamental na tomada de decisões rápidas, eficientes e precisas.
A Pesquisa de Marketing faz a conexão necessária entre produto, consumidor,mercado e o profissional de marketing, fazendo com que esse profissional conheça os anseios de seus público, o posicionamento do seu produto no mercado, sustentando suas decisões.
Porém, os dados obtidos não serão válidos se forem apenas transformados em informações. É preciso que essas informações virem conhecimentos e aprendizados estratégicos que serão utilizados continuamente no processo evolutivo da empresa.
Segundo (NARESH,2006) pesquisa de marketing é a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva. Sendo a pesquisa instrumento que retrata as informações do momento, faz necessário sua utilização em um processo contínuo.
Para algumas empresas, a pesquisa ainda é objeto caro e dispendioso, por desconhecer seu reais benefícios. O que se precisa é esclarecer a importância da ferramenta da pesquisa não só na obtenção de dados atuais, mas também no processo de aprendizado contínuo, que ao longo do tempo levará a economia de custo e tempo e acima de tudo a um conhecimento profundo do mercado em que se trabalha.
Para se chegar a esse conhecimento, é preciso que as empresas sejam capazes de transformarem seus sistemas de informações em sistemas de inteligência. Segundo (BURNETT, 2002), É essencial que eles saibam como analisar dados com uma perspectiva prática para fins de aplicação às necessidades de marketing.Precisam entender também que a pesquisa de marketing é uma elemento do processo, e não um fim em si mesma.
Exemplo do resultado real de pesquisa da Johnson & Johnson.
Considerada a fabrica de produtos de saúde com a maior base do mundo, no lançamento da Aspirina infantil, os profissionais de marketing da fabrica, consideravam que poderiam utilizar o nome coorporativo da Johnson & Johnson para esse produto e seriam bem sucedidos em sua aceitação pelo público, que associariam a qualidade à marca.Nada mais óbvio. Porém, as pesquisas antecipadamente aplicadas, comprovaram que a marca Johnson & Johnson remetia o consumidor a suavidade e essa não era a característica que se busca em uma produto como a Aspirina, mesmo que infantil.[1]
O “achismo” e a suposição não cabem no mundo globalizado e em constante evolução, mesmo para empresas consolidadas, com vasta gama de informações acumuladas e profissionais devidamente integrados no processo veloz de tomadas de decisões.
As pesquisas de mercado, além de ser a melhor forma de conhecer o que
os consumidores almejam, também podem ser utilizadas na obtenção de informações .
Por: Jailma Oliveira-Texto para fórum individual - Curso pesquisa de mercado-FGV- 2008
[1] “Motrin, Advertising Age,(Março 12, 2001) (www.jnj.com)

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