" A função de um pesquisador de marketing deve incluir aptidões de consultor, proficiência técnica e gerenciamento sólido.Seu maior objetivo é proporcionar informações capazes de identificar problemas e soluções de marketing de maneira a permitir que se efetuem as ações adequadas" Ron Tatham.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Como funciona o setor de pesquisa dentro de uma agência de publicidade

Quando se fala em pesquisa logo vem à cabeça Ibge, Vox Populi, Data Folha e se pensa que pesquisar é um trabalho complicado e deve-se terceirizar.
Ouvir o consumidor e transmitir suas crenças para os diferentes departamentos da agência é a essência do trabalho da equipe de Planejamento e Pesquisa. Pesquisar é muito mais do que perguntar. Quando se utiliza de técnicas exclusivas, desenvolvem-se projetos de pesquisa preocupados em fazer as perguntas certas, da forma e na situação mais adequadas. Muitas vezes tais pesquisas não são de grande porte, descartando o uso de um instituto de pesquisa terceirizado.
Outro meio de se pesquisar é coletar as informações que já estão disponíveis de forma gratuita em livros, internet, cartórios e tudo mais que possa informar sobre consumidor, mercado, produto ou serviço ligado ao cliente.
A pesquisa parece banal, mas é a ferramenta mais utilizada por todas as economias mundiais.
Visualmente o profissional de Pesquisa deve prezar a boa aparência, de acordo com seu contato com o cliente. É imprescindível o domínio de ferramentas de estatística, metodologia de pesquisa, ferramentas de pesquisa e análise de dados. Vale a pena, também, cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.
Este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office, ou seja, Word, P. Point e Excel, este muito bem para poder transformar em gráficos os dados pesquisados.

0 comentários:

Postar um comentário