" A função de um pesquisador de marketing deve incluir aptidões de consultor, proficiência técnica e gerenciamento sólido.Seu maior objetivo é proporcionar informações capazes de identificar problemas e soluções de marketing de maneira a permitir que se efetuem as ações adequadas" Ron Tatham.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

A batalha no varejo - Como a pesquisa pode ajudar

Repletos de gente e com vendas crescentes, três formatos de loja mostraram em cores fortes a batalha travada no mercado: batalha de preços, expansão das marcas próprias e a canibalização entre canais.
Neste cenário, a indústria brasileira reconhece cada vez mais a relevância das variáveis de trade marketing como in-store mídia, preço, promoção, posição na gôndola, sampling, degustação que, se não bem trabalhadas, criam uma barreira para a marca através da intervenção negativa do shopper.
Os varejistas sabem que precisam trabalhar segmentos de shoppers e de loja, manusear informações de compras, aprimorar a experiência de compra, administrar a percepção dos seus preços e as marcas com seus papéis distintos na loja e na categoria.
Este quadro cria a necessidade crescente de informação sobre o shopper, que é respondida pela pesquisa de ponto de venda. Estes estudos muitas vezes são esforços complementares da indústria e varejo, criando posições de força equivalentes entre os parceiros.
A indústria e o varejo passam a reconhecer juntos, através da pesquisa, o papéis das marcas da indústria e do varejo nas categorias, a otimização de espaço e de vizinhança de categoria, de fluxo de loja, as oportunidades de cross selling, de exposição e mídia, as necessidades por perfil de shopper e missões de compra.
Através do conhecimento, varejo e indústria caminham colaborativos e afastam-se do simplismo da batalha de preços que leva ao fim da inovação e à queda de rentabilidade de todos.

Por Sonia Bittar - economista, pós graduada em História Econômica e pesquisadora especializada em shopper insights
(1) Bibliografia: Store Wars, Judith Corstjens and Marcel Corstjens – The Battle for Mindspace and Shelfspace

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